sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fotos raríssimas de Santa Teresinha do Menino Jesus.


Estas fotos foram tiradas do próprio site do Carmelo de Lisieux onde Santa Teresinha viveu. O site contém fotos, documentos, cartas, desenhos feitos pela própria Santa Tereza e muitas outras preciosidades. Visite o site clicando Aqui.

Fotografia tirada por um fotógrafo de Alençon, não identificado. A carta da Sra. Martin à Pauline, de 16 de julho de 1876, faz referência à essa foto: “A pobrezinha estava com medo do fotógrafo. Ela que sempre sorri, “fazia beicinho”, como ocorre quando as lágrimas estão prestes a cair. Foi necessário tranquilizá-la.”

Fotografia tirada pela Sra. Besnier, fotógrafa de Lisieux. Thérèse tem nas mãos uma corda de pular. Naquela época, era comum fotografar as crianças com um de seus brinquedos.
Fotografia enviada ao Carmelo, em 1917, pela família do Sr. Poupet, fotógrafo de Alençon. O negativo havia sido retocado por Céline com guache e lápis, mas foi restaurado por um trabalho de laboratório.
Fotografia tirada pela Sra. Besnier, fotógrafa de Lisieux. O negativo foi retocado no ombro e nas costas do corpete para que Thérèse aparecesse com uma postura mais reta. O laço do vestido desapareceu.
Fotografia tirada, também, pelo Pe. Gombault, ecônomo do Seminário Menor, autorizado a entrar na clausura nesse dia, para dar um parecer técnico sobre uma instalação. Conforme carta de Ir. Agnès de Jésus à Céline e Léonie, ao final de 1889: “Monsenhor tinha dado permissão para que ele viesse, com o contratante, visitar a casa velha”. Thérèse retirou a capa branca que usara em uma foto anterior, e que se vê, atrás, sobre o corrimão da escada.
Fotografia tirada por Céline, que vestiu o hábito antes de sua tomada de hábito, ocorrida em 5 de fevereiro de 1985. O grupo está no pátio de Lourdes. O rosto de Thérèse dessa fotografia serviu de modelo para o retratoThérèse Ovale”, pintado por Céline.  
Fotografia tirada por Céline, no pátio da Sacristia, como na foto no 11, ao lado de uma pequena estátua de Nossa Senhora da Providência, de madeira policromada e considerada milagrosa. Thérèse está vestida de Jeanne d’Arc, com todos os adereços da personagem que interpretou, em 21 de janeiro de 1895, na peça de sua autoria: “Jeanne d’Arc cumprindo sua missão”.
Fotografia tirada por Céline, no mesmo dia que as anteriores, na festa do Bom Pastor. Thérèse e as noviças estão ao redor das duas “Mães”. Agnès de Jésus, priora na época, tem nas mãos o cajado de “pastora” florido pelo noviciado, segundo a tradição.
Fotografia tirada por Céline na lavanderia. A roupa, já lavada, devia ser enxaguada, utilizando-se um batedor para facilitar o trabalho. As irmãs usam seus aventais de lavar, após dobrarem as três mangas de suas vestes.
Fotografia tirada por Céline, na enfermaria, antes do corpo de Thérèse ser removido.
O álbum contém 47 fotos, você pode ver as outras Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário