segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pensamentos de Santa Teresinha - Mês de Fevereiro





1. O Senhor quer ter aqui na terra a Sua corte, como no alto; quer anjos mártires e anjos apóstolos. (11ª carta à Celina)

2. Chama Deus a quem Lhe apraz e não já a quem Lho merece. (História de uma Alma, c. I)

3.  A alegria não se encontra nos objetos que nos rodeiam;
reside no mais interior da alma e tanto a podemos gozar no fundo
de um tenebroso calabouço com num palácio régio. (História de uma alma, c. VI)


4. Ó Verbo, ó meu Salvador! Tu és a minha Águia, a quem eu
amo e que me atrai; és Tu que baixando à terra do exílio, quiseste
padecer e morrer para arrebatar todas as almas e abismá-las bem
ao seio da Trindade Santíssima, eterno foco de amor. (História de
uma Alma)


5. Ó Jesus, quem poderá descrever a ternura e suavidade com
que diriges a minha alma tão pequenina. (História de uma Alma, c. XI)


6. Ó Jesus, meu divino Esposo, conservai-me imaculada a
veste do meu Batismo! Levai-me deste mundo antes que manche a
minha alma com a mais leve culpa voluntária.


7. Que as criaturas nada sejam para mim e eu nada para elas!
Que nenhuma coisa desta terra logre perturbar minha paz. (História

fleuma Alma, c. VIU)

8. O Criador do universo espera a oração de uma pobre
almazinha para salvar uma multidão de almas remidas como ela,
com o preço do Seu Precioso Sangue, (12ª carta à Celina)


9. A cruz me segue desde o berço; mas esta cruz Jesus me a fez
amar apaixonadamente.


10. Tanto nas coisas pequeninas como nas maiores, o Nosso
misericordioso Deus dá cento por um, mesmo neste mundo, às
almas que tudo deixaram por Seu Amor! (História de uma Alma, c. VIII)


I1.       Haverá alegria superior à de sofrer Vosso Amor? Mais
intenso é o sofrimento, e menos aparece aos olhos das criaturas e mais leva a sorrir-Vos, ó meu Deus! (História de uma Alma, c. IX)


12. Como eu tenho compaixão das almas que se perdem! É tão
fácil desgarrar-se pelas sendas floridas deste mundo! (História de
uma Alma, c. IV)


13. É preciso praticar as pequenas virtudes. Muitas vezes é
difícil, mas Deus não recusa jamais a primeira graça que dá
coragem de se vencer; se a alma a ela corresponde, imediatamente acha luz. (Conselhos e Lembranças)


14.      Parece-me que a humildade é a verdade. Não sei se sou
humilde, mas só sei que digo a verdade em todas as coisas. (Conselhos e Lembranças)


15.      Se for do agrado de Deus, de boa mente consinto em que se
prolongue por muitos anos a minha vida de sofrimentos da alma e do Corpo. (História de uma Alma, c. IX)


16.  O sol alumia igualmente o cedro e a florinha; assim também o Astro Divino acalenta cada uma das almas em particular, tanto as grandes como as pequeninas e vai tudo acomodado para seu bem particular. (História de uma Alma, c. I)

17. Havendo em mim grande propensão para o bem aliada com a
boa dose de amor próprio, bastava que me dissessem uma vez:Isto não vai bem assim... tal coisa não se faz", para que me
passasse a vontade de fazê-la. (História de uma Alma, c. l)


18. Para se chegar a ser santo, é necessário sofrer muito,
ambicionar sempre o que há de mais perfeito e esquecer-se de si
mesmo.


19. Meu Deus! Não quero ser santa mediana, quero sê-lo
deveras; não me amedronta ter que sofrer por Vós, o que me mete
medo é ter de governar a minha vontade: tomai posse dela, pois escolho tudo O que VÓS quereis. (História de uma Alma, c. I)


20.      Havia me habituado a nunca me queixar quando me tiravam
o que era meu, preferindo, outrossim, calar-me em vez de me
desculpar, se me acontecia ser acusada injustamente; e o fazia naturalmente, sem que houvesse nisto merecimento algum da minha parte.


21. Persuadi-me de que alegria sem nuvens de tristeza só no Céu se pode gozar. (História de uma Alma, c. I)

22.  Não é insensível o meu coração e sendo como é, capaz de sofrer muito, quero por isto mesmo oferecê-lo a Jesus para todos os gêneros de sofrimentos que Ele possa suportar. (História de uma J*a.c.IX)

23.  Quem só espera sofrimento, chega até a estranhar o mais pequenino gozo.

24.  O sofrimento se converte na mais intensa alegria para quem procura como se procura um precioso tesouro. (História de uma Alma,

25. A verdadeira caridade consiste em suportar todos os defeitos do próximo, em não estranhar as suas fraquezas, em tirar das suas virtudes, por pequeninas que sejam, assunto de edificação. (História de uma Alma, c. IX)

26. Bem o sabeis, meu Deus, outra coisa nunca desejei que não seja unicamente amar-Vos, nem outra glória ambiciono. (História de uma Alma.c.X)

27.  Não conheço senão um meio para se chegar à perfeição: O Amor. Amemos, pois nosso coração não foi feito senão para isto. (Cartas à prima  Maria Guerin)

28. Não há senão uma coisa a fazer neste mundo: amar a Jesus e salvar-Lhe almas, para que Ele seja amado. (6ª  carta à Celina)

29.  Ah! Que enchente de paz inunda a alma que se alevanta acima dos sentidos rasteiros da natureza. (História de uma Alma, c.IX)


Nenhum comentário:

Postar um comentário